Firmenich Brasil

A [sic] comunicação fez o projeto de sinalização da nova sede da Firmenich, em Cotia, São Paulo. Com mais de um século dedicado à excelência na criação de aromas e fragrâncias, a Firmenich figura entre as três maiores companhias de aromas do mundo. Presente no Brasil desde 1953, a empresa de origem suíça atende toda a região da América Latina.

A nova sede ficou pronta em 2009 e o empreendimento contava com três edifícios: aromas, perfumes e central, onde funciona a parte administrativa. Respeitando o manual de identidade visual da empresa, o projeto de sinalização precisou utilizar tipografia pré-determinada e a grade de cores disponibilizada pelos designers suíços. Dentro desse panorama, foram escolhidas as cores que identificassem cada torre:

Aromas: laranja. A cor foi escolhida porque a Firmenich Brasil é a grande desenvolvedora dos aromas cítricos e porque é uma cor relacionada a gêneros alimentícios; 

Perfumes: roxo. Cor relacionada a espiritualidade e intuição. Foi atribuída a área de perfumes pela relação do olfato com estímulos sensoriais, grande preocupação dos perfumistas ao desenvolver novos produtos;

Central: azul Firmenich, que representa a multinacional.

Além das cores, cada prédio teve seu elemento identificador principal, representado por um pictograma. Cada andar de cada edifício, também teve seu pictograma identificador, assim como as salas de reunião. Foi feita uma extensa pesquisa para identificar os principais elementos utilizados pelos perfumistas e aromistas em seu trabalho. Ficou determinado que o prédio de aromas seria identificado por frutos e temperos. Perfumes por flores e plantas. Já o edifício central, foi identificado por árvores brasileiras, perfeitas representantes para a filial nacional.
As placas foram desenhadas com três cantos arredondados e um reto, remetendo a uma forma mais orgânica, afinal grande parte da matéria-prima utilizada pelos perfumistas e aromistas vem de flores, frutos, raízes e outras matérias orgânicas. Os materiais escolhidos foram alumínio e acrílico para áreas internas e alumínio e vidro para as áreas externas, os mesmos materiais que foram utilizados no acabamento da fachada das torres.

8 comentários sobre “Firmenich Brasil

  1. Mais um ótimo post. Parabéns. Mas quanto ao projeto… percebo um resultado melhor nos objetos menores, nas peças de maior porte (totens e aéreos) a organização das informações, apesar de bem feita, não me agrada. Pode parecer uma percepção muito individual, mas as curvas ficaram um tanto acentuadas nessas peças. O uso do pictograma no aéreo me pareceu também um tanto exagerado, provocando o deslocamento das hastes lateralmente, o que pode causar uma sensação de desequilíbrio. A solução para a marcação dos andares nos totens também não me pareceu a melhor possível. Abre uma contar forma que, apesar de seguir o desenho do todo, me parece não se adequar… Sensações e percepções bastante pessoais, sei disso, mas só queria dialogar… Att.

    Ps.: mas o projeto é incrível, muito bom mesmo. Antes que me julguem equivocadamente, não sou profissional da área de Design da Informação, só um ex profissional da area editorial que há alguns anos leciona a nossa profissão, mas admira muito sinalização.

  2. Simplesmente perfeito e pensado em todos os detalhes, e principalmente no meio ambiente. Parabéns a todos os envolvidos no projeto.

  3. – Amei poder conhecer este espaço de vocês , achei muito lindo e perfeito, cada coisa com uma enorme delicadeza! uma empresa muita linda mesmo, iria adorar fazer um dia parte de uma empresa tão respeitada, valorizada e linda como a Firmenich! Parabéns por cada dia estar evoluindo mais !!

  4. É uma empresa simplesmente fantástica! Há algum tempo venho pesquisando; procurando como faço para mandar meu currículo para a Firmenich, pois gostaria muito de fazer parte dessa equipe. Se alguém souber de algum site ou telefone para que eu possa entrar em contato, ficaria muito grata!

  5. como faço pra deixa um curriculum, tenho experiencia no manuseio de produtos quimicos, desde ja agradeço

Deixe um comentário